Testes de transmissão de energia solar do espaço são bem-sucedidos

Testes de transmissão de energia solar do espaço são bem-sucedidos

O Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) realizou com sucesso um experimento de transmissão de energia solar do espaço para a Terra. Um protótipo lançado em órbita em janeiro entrou em operação e converteu eletricidade em micro-ondas, que foram detectadas pelos pesquisadores no telhado do laboratório no campus da universidade em Pasadena.

A transmissão de energia solar do espaço tem o potencial de fornecer um suprimento praticamente ilimitado de eletricidade, sem depender das condições climáticas ou da falta de luz solar. Essa tecnologia permitiria que satélites com painéis solares enviassem eletricidade para qualquer lugar do planeta.

“Os experimentos demonstraram que é possível enviar energia para receptores no espaço e direcioná-la para a Terra. Agora sabemos que a transmissão pode sobreviver à viagem e ser operada em solo”, explicou Ali Hajimiri, pesquisador e professor da Caltech.

O equipamento utilizado consiste em um arranjo de transmissores de micro-ondas flexíveis e leves, permitindo o transporte por meio de foguetes. Além de comprovar que a tecnologia pode sobreviver ao lançamento e ao voo espacial, o experimento forneceu informações úteis para os engenheiros do projeto.

“Assim como a internet democratizou o acesso à informação, esperamos que a transferência de energia sem fio possa democratizar o acesso à energia. Nenhuma infraestrutura de transmissão será necessária para receber essa eletricidade na Terra. Isso significa que poderemos enviar energia para regiões remotas e áreas afetadas por guerras e desastres naturais”, afirmou Hajimiri.

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?