O Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgam, na última terça-feira (28/03), os dados da primeira Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – 2023-2027. Para este ano, o aumento previsto é de 2,6% na carga, sem considerar a micro e minigeração distribuída, atingindo o valor 71.569 MW médios.
A revisão aconteceu após a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) elevar de 0,7% para 1% em 2023. Esse cenário se deu em razão da desaceleração da economia mundial, a uma maior pressão inflacionária e alta taxa de juros na economia brasileira.
Além disso, o documento ainda destacou a manutenção das premissas econômicas conjugada ao impacto positivo da proposição de uma âncora fiscal e o encaminhamento da proposta de reforma tributária.
Dessa forma, a estimativa para o período de 2023-2027 é de um crescimento anual de 3,2%, atingindo 81.540 MW médios.
Para os anos subsequentes a expectativa é de um ambiente de maior estabilidade econômica, favorecendo os investimentos, especialmente, no setor de infraestrutura, resultando em uma dinâmica de crescimento mais substancial e consistente.
No cenário internacional, é esperado um ambiente mais favorável, com inflação dentro da meta, maior confiança dos agentes econômicos e expansão mais significativa da demanda interna, apesar da postergação do ciclo de redução de juros poderem pressionar os resultados futuros.