Com o maior salto registrado desde dezembro de 2023, o mês de abril apresentou uma expansão de 1.505,05 megawatts (MW) na matriz elétrica brasileira, segundo dados contabilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta quinta-feira (2/5). O acumulado de 2024 é de 4.133,39 MW, com 127 novas usinas.
Grande parte do avanço verificado em abril se deve à entrada em operação comercial de 20 centrais solares fotovoltaicas (733,74 MW) e de 20 usinas eólicas (559,90 MW). Além delas, passaram a operar seis termelétricas a biomassa (208,51 MW) e uma central geradora hidrelétrica (3,00 MW).
As usinas que passaram a operar em 2024 estão instaladas em 14 estados nas cinco regiões do país. Os destaques, em ordem decrescente, foram o Rio Grande do Norte (1.381,23 MW), a Bahia (673,50 MW) e Minas Gerais (649,54 MW). Durante o mês de abril, o Piauí foi o estado com maior expansão, com 14 novas usinas em operação e uma ampliação de 400 MW.
Capacidade total de energia elétrica atinge 202,1 GW
Em 2 de maio, o Brasil registrou uma capacidade de 202.091,5 MW de potência fiscalizada, conforme os dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA), que são atualizados diariamente e englobam usinas em operação e projetos outorgados em fase de construção. Do total em operação, de acordo com o SIGA, 84,48% são provenientes de fontes renováveis.
Para uma análise mais aprofundada sobre o aumento da oferta de energia, o painel RALIE é uma ferramenta útil, consolidando informações sobre a expansão da matriz elétrica. Com um formato intuitivo, esse painel oferece acesso fácil aos dados de fiscalização de novos empreendimentos em implantação e facilita o acompanhamento do crescimento da capacidade de geração, permitindo filtrar por ano, região, tipo de fonte de energia, entre outros critérios.
Os dados do painel são atualizados mensalmente, com base em inspeções no local das obras e no Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica (Rapeel). Este último conta com informações fornecidas pelas empresas fiscalizadas, garantindo uma análise detalhada pela equipe de monitoramento. Para acessar os relatórios e indicadores relacionados à geração de energia elétrica da ANEEL, você pode conferir neste link.