Mais de 10,6 mil empresas já informaram às distribuidoras que vão migrar para o mercado livre de energia elétrica a partir de janeiro de 2024, mostra atualização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Elas são beneficiadas pela Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia (MME), que, a partir do próximo ano, permitirá que todos os consumidores do Grupo A, composto por aqueles que são atendidos em média e alta tensão, possam escolher o fornecedor de energia elétrica.
Conforme Abraceel, o Grupo A tem cerca de 202 mil unidades consumidoras, principalmente empresas, que recebem energia em média e alta tensão. Dessas, mais de 36 mil já estão no mercado livre de energia, de forma que o potencial de migração é de aproximadamente 165 mil unidades consumidoras a partir de 2024.
“Já há mais de 10 mil consumidores, que são empresas industriais e comerciais de menor porte e que consomem energia elétrica em alta tensão, que fecharam contratos com novos fornecedores, comprando energia por prazos diversos, com significativa redução de preços, cujos descontos podem chegar a algo entre 30% e 40%”, explicou Rodrigo Ferreira, presidente-executivo da Abraceel.
O mercado livre segue como ambiente indutor das fontes renováveis na medida que é destino da parcela majoritária dos projetos outorgados. Mais de 97% da geração centralizada fotovoltaica prevista no período será destinada ao mercado livre.
Leia a matéria completa em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/mercado-livre/mais-de-10-mil-empresas-migrarao-para-mercado-livre-de-energia-em-2024