A geração de energia das usinas fotovoltaicas aumentou 70,4% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2022, apontam dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A fonte solar registrou a produção de 1.933 MW médios, contra 1.134 MW médios no igual período do ano passado.
Conforme o boletim, as hidrelétricas e as eólicas apresentaram avanço de 4,5% e 38,3%, respectivamente. Já as térmicas tiveram redução de 44,8%. No total, a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou 71.551 MW médios, pequeno crescimento de 0,9% % em relação ao igual período anterior.
De acordo com a análise da CCEE, o cenário meteorológico verificado em janeiro apresentou um comportamento típico quanto as precipitações observadas, com maiores volumes de chuvas no Sudeste, Norte e região central do país e parte do Nordeste, contribuindo assim para o aumento da geração hidráulicas e, consequentemente, para a queda por parte das térmicas, quando comparado com o ano anterior.
Em relação ao consumo de energia elétrica no SIN, houve estabilidade em relação a janeiro de 2022. O Ambiente de Contratação Livre (ACL) cresceu 1,8%, enquanto o Ambiente de Contratação Regulado (ACR) caiu 0,9%. Em janeiro de 2023 houve a exportação de 1133 MW médios para a Argentina, que, se considerado, elevaria a alta do consumo para 1,5%.