Em 2023, o Brasil atingiu um recorde na produção de energia renovável, com 93,1% de toda eletricidade gerada proveniente de fontes renováveis, como hidrelétricas, parques eólicos, fazendas solares e usinas a biomassa, revela um estudo da Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Esse marco representa um avanço significativo na meta de descarbonização do país. As hidrelétricas contribuíram com cerca de 58% da capacidade instalada na matriz energética brasileira, gerando quase 50 mil megawatts para o Sistema Interligado Nacional (SIN). As fontes solar e eólica foram responsáveis por mais de 13 mil megawatts médios, um aumento de 24% em comparação com o ano anterior.
A Geração Distribuída, que permite aos consumidores produzirem sua própria energia, registrou um avanço de 42,5% em 2023, com a maior parte gerada por consumidores em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O estudo destaca o impacto positivo desses avanços na geração de empregos, renda e na redução da demanda nacional.