A Eurocopa 2024, principal competição de seleções europeias de futebol masculino, será realizada na Alemanha de 14 de junho a 14 de julho. Organizado pela UEFA, o torneio busca ser um exemplo de sustentabilidade nos eventos esportivos, com todas as arenas abastecidas por energia renovável.
A energia limpa que alimentará os estádios virá de usinas espalhadas pelo país e de instalações solares fotovoltaicas nas próprias arenas. Entre os dez estádios, cinco já possuem sistemas de geração fotovoltaica e um sexto tem projeto em desenvolvimento, com instalação prevista para após o torneio.
O Estádio Olímpico de Berlim, o maior da competição com capacidade para 71 mil pessoas, será palco de seis partidas, incluindo a final. Conta com 1.614 painéis solares que produzem quase 615 mil kWh por ano, suficiente para abastecer 205 residências.
O Signal Iduna Park, em Dortmund, receberá seis partidas, incluindo uma semifinal. Desde 2011, possui 9 mil placas solares que geram cerca de 830 mil kWh por ano. O estádio tem capacidade para 62 mil pessoas e é conhecido pela sua alta média de público.
O Deutsche Bank Park, em Frankfurt, com capacidade para 47 mil pessoas, terá cinco jogos, incluindo uma oitavas-de-final. O estádio contará com 1.288 módulos fotovoltaicos que gerarão 510 mil kWh por ano, com instalação programada para após a Eurocopa.
A Red Bull Arena, em Leipzig, sediará quatro partidas, incluindo uma oitavas-de-final. A arena moderna, com capacidade para 40 mil pessoas, possui um sistema de energia solar que atende 10% da demanda de eletricidade do estádio e do campo das categorias de base.
A Allianz Arena, em Munique, abrirá a competição e será palco de seis jogos, incluindo uma semifinal. Desde 2019, o estacionamento do estádio, que tem capacidade para 66 mil pessoas, conta com uma usina solar de 834 kWp.
A MHPArena, em Stuttgart, com capacidade para 51 mil pessoas, receberá cinco partidas, incluindo uma quarta-de-final. A arena possui um sistema fotovoltaico recém-instalado de 300 kWp em seu telhado.