Energia solar off-grid ilumina a vida de 560 milhões

Energia solar off-grid ilumina a vida de 560 milhões

A energia solar off-grid, aquela produzida em sistemas independentes da rede elétrica, foi um divisor de águas para mais de 560 milhões de pessoas em situação de pobreza energética em 2023, segundo levantamento conjunto da Gogla e do Banco Mundial. Essa tecnologia tem sido fundamental para levar eletricidade a regiões remotas e com infraestrutura precária, transformando a vida de milhões de pessoas.

Na África Subsaariana, por exemplo, onde cerca de 80% da população não tem acesso à eletricidade, a energia solar off-grid foi responsável por 55% das novas conexões entre 2020 e 2022. Além de levar luz a comunidades isoladas, essa solução também contribui para a redução da dependência de combustíveis fósseis, como o diesel, diminuindo custos e emissões de gases do efeito estufa.

Mercado em expansão, mas com desafios

Apesar dos desafios impostos pela inflação e pela desvalorização de diversas moedas, o mercado de energia solar off-grid continua em expansão. Em 2022 e 2023, mais de 50 milhões de produtos relacionados a essa tecnologia foram vendidos no mundo, gerando US$ 3,8 bilhões em receitas apenas no ano passado.

No entanto, o estudo revela que a população mundial sem acesso à energia elétrica ainda é grande, com cerca de 685 milhões de pessoas em 2022. Para mudar esse cenário, seria necessário aumentar em seis vezes os investimentos atuais no setor, alcançando US$ 21 bilhões.

Desafios e oportunidades

Um dos principais desafios para a expansão da energia solar off-grid é o poder de compra da população. Apenas 22% das residências sem acesso à eletricidade têm condições de financiar um sistema solar. Para superar essa barreira, é preciso desenvolver modelos de negócios inovadores e soluções financeiras acessíveis.

“Companhias, investidores, governos e desenvolvedores precisam trabalhar em conjunto para destravar os investimentos necessários e criar um setor financeiramente sustentável que possa atender à demanda e ajudar os mais necessitados”, afirma Sarah Malm, diretora executiva da Gogla.

Conclusão

A energia solar off-grid tem demonstrado ser uma solução eficaz para levar energia a regiões remotas e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas. No entanto, para alcançar o objetivo de universalizar o acesso à energia até 2030, é preciso intensificar os esforços e investimentos nesse setor.

Matérias Relacionadas
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?