A energia solar deverá atrair R$ 38,9 bilhões em novos investimentos no Brasil em 2024, somando as usinas de grande porte e os pequenos e médio sistemas em telhados, fachadas e terrenos, segundo projeção da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
De acordo com a avaliação da entidade, a energia solar também deverá gerar mais de 281,6 mil novos empregos ao longo do próximo ano, espalhados por todas as regiões do Brasil, além de proporcionar uma arrecadação extra de mais de R$ 11,7 bilhões aos cofres públicos.
Pela projeção, em 2024, serão adicionados mais de 9,3 GW de potência instalada no país, chegando a um total de mais de 45 GW, o representaria um crescimento de mais de 25% sobre a potência solar atual do Brasil, que hoje está um pouco acima dos 36 GW.
Do total acumulado para o final de 2024, cerca de 31 GW devem ser provenientes de sistemas de GD (geração distribuída), que representarão 68% do total acumulado da fonte, enquanto que mais de 14 GW estarão em usinas de GC (geração centralizada), que representarão 32% do total acumulado.
Fonte: https://canalsolar.com.br/energia-solar-deve-superar-45-gw-de-capacidade-instalada-em-2024/