A capacidade de energia renovável instalada globalmente resultou em uma economia de US$ 520 bilhões em combustíveis para o setor elétrico em 2022, conforme estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). A alta nos preços do petróleo impulsionou a competitividade das energias limpas. Em 2022, 86% da nova capacidade renovável, equivalente a 187 GW, foi mais econômica que a geração termelétrica. Sem as usinas renováveis dos últimos 20 anos, os efeitos do choque dos preços do petróleo teriam sido devastadores para muitos países. O diretor da Irena, Francesco La Camera, salientou que 2022 foi marcante para as renováveis, com recordes em competitividade de custos.
Globalmente, os custos médios de várias fontes de energia caíram, destacando-se uma queda de 89% para a energia solar fotovoltaica, tornando-a e à eólica mais competitivas que os combustíveis fósseis, mesmo sem subsídios.
Leia a matéria completa em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/internacional/energia-renovavel-trouxe-economia-de-us-520-bilhoes-ao-setor-eletrico-em-2022