Com o crescimento da consciência sustentável dos clientes, novos modelos de consumo de energia vêm se tornando mais populares, visando não só a preservação de recursos naturais, mas também um alívio na conta de luz. Um desses exemplos é a geração compartilhada, criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2015.
Graças às resoluções normativas da agência (como a 482/2012 e a 687/2015) e a nova legislação, o mercado de energia foi aberto para que empresas de tecnologia pudessem conectar fazendas solares e eólicas diretamente a residências ou empresas, utilizando a própria rede de distribuição das concessionárias.
A energia compartilhada pode ser usada por um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, por meio de consórcio ou cooperativa e que estejam em locais atendidos pela mesma rede distribuidora de energia.
A energia produzida nas fazendas solares é injetada na rede da distribuidora, utilizando a infraestrutura já existente, e o consumidor é compensado com créditos que são abatidos, automaticamente, da sua conta de luz, dentro de um prazo de utilização de cinco anos.
Criada em 2016, a Juntos Energia é um exemplo de empresa que consegue conectar usinas às redes das concessionárias via modelo de assinatura.
Leia mais em: https://fastcompanybrasil.com/news/empresas-de-geracao-de-energia-crescem-com-modelo-de-compartilhamento/