Carros elétricos no Brasil terão crescimento de vendas cinco vezes maior até 2027

Carros elétricos no Brasil terão crescimento de vendas cinco vezes maior até 2027

As vendas de carros elétricos no Brasil deverão quintuplicar entre 2023 e 2027, segundo um relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF). O estudo aponta que veículos eletrificados estão deixando de ser um fenômeno exclusivo de países ricos, com mercados emergentes como Tailândia, Índia e Brasil registrando recordes de comercialização à medida que modelos mais acessíveis são lançados.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que o Brasil registrou 93 mil emplacamentos de veículos elétricos leves no último ano, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

A análise da BNEF sugere que, embora as vendas de carros elétricos de passeio continuem a crescer globalmente, esse crescimento ocorrerá em um ritmo mais lento nos próximos anos. A previsão é de uma taxa de crescimento média de 21% ao ano até 2027, comparada a uma média de 61% entre 2020 e 2023.

Leia mais: Confira os modelos de carros elétricos mais populares no mercado brasileiro no início de 2024

A participação dos elétricos nas vendas de veículos de passageiros deve subir de 17,8% em 2023 para 33% em 2027. China e Europa liderarão essa mudança, com participações de mercado de 60% e 41%, respectivamente.

O aumento das vendas de veículos elétricos terá um impacto significativo na demanda por combustíveis fósseis. As vendas de veículos a combustão, que atingiram o pico em 2017, serão 29% menores em 2027. A presença crescente de veículos elétricos nas estradas, incluindo carros, caminhões e ônibus, além de motos e triciclos elétricos, reduzirá a demanda por petróleo em 4 milhões de barris por dia até 2027, o equivalente ao consumo total do Japão em 2022.

A capacidade de produção de baterias é um desafio crucial, com a expectativa de um excedente cinco vezes superior à demanda global projetada para 2025, que será de 1,5 TWh. Avanços tecnológicos têm favorecido o uso de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), especialmente na China, onde os preços das células caíram rapidamente para R$ 53/kWh em 2024. Essa tecnologia deverá ultrapassar 50% de market share nos próximos dois anos.

A BNEF projeta que, em um cenário de frota 100% elétrica até 2050, serão necessários cerca de 8,313 TWh de eletricidade para abastecer todos os veículos, o dobro do volume consumido pelos EUA em 2023.

Para atender ao crescimento da demanda, a indústria de equipamentos de recarga precisará se desenvolver rapidamente na próxima década. Entre US$ 1,6 trilhões e US$ 2,5 trilhões em investimentos acumulados serão necessários para a instalação e manutenção dessa infraestrutura até 2050.

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/noticias/tecnologia/mobilidade-eletrica/vendas-de-carros-eletricos-devem-quintuplicar-no-brasil-ate-2027

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