A perspectiva de produção local de baterias para carros elétricos no Brasil até 2028 foi enfaticamente destacada pelo presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos, durante o Latam Mobility & NetZero Summit Brasil 2024. Bastos enfatizou que várias empresas do setor compartilham desse objetivo ambicioso de estabelecer uma cadeia de produção nacional até o final da década.
“Produzir baterias aqui é um sonho da ABVE até 2028. Uma empresa associada nossa disse também ter o mesmo sonho, ela já é fabricante de baterias, e é muito interessante que nós temos outras pessoas sonhando junto com essa meta”, declarou Bastos durante o evento.
A iniciativa de desenvolver uma indústria de baterias no Brasil se baseia na abundância de minerais estratégicos no país, como nióbio, do qual o Brasil é o maior produtor mundial, além de lítio, terras raras, cobalto, níquel e grafite. Estes minerais são essenciais para a produção de baterias, eletrônicos e tecnologias verdes, como ressaltado pela ABVE.
Segundo análise da consultoria A&M Infra, a demanda por lítio, cobalto e grafite no Brasil deve crescer aproximadamente 383% até 2050, impulsionada pelo aumento na adoção de veículos elétricos e outras tecnologias verdes, conforme dados do Banco Mundial.
Bastos também destacou os avanços na infraestrutura de recarga para veículos elétricos durante o evento. Ele revelou que o número de eletropostos públicos e semipúblicos aumentou significativamente, passando de 3.200 em maio de 2023 para 7.758 em março de 2024, um crescimento de cerca de 142%.
“E não é apenas a quantidade, mas a qualidade desses pontos de recarga. Hoje os carregadores estão mais rápidos, com 130 kW a 150 kW, proporcionando velocidade de recarga, comodidade para os usuários e para os negócios”, enfatizou o presidente da ABVE.
Recentemente, a ABVE anunciou que o Brasil alcançou a marca de 300 mil carros elétricos em circulação, com um notável aumento nas vendas de veículos leves eletrificados. Somente no primeiro semestre de 2024, foram vendidos 79.304 veículos, representando um crescimento de 146% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Apesar do crescimento, a disponibilidade de pontos de recarga continua sendo uma preocupação para os consumidores de veículos elétricos, especialmente para viagens de longa distância. Bastos observou que há uma crescente demanda por mais infraestrutura, mas destacou a oportunidade significativa para empresas que estão trabalhando nesse setor.
Outro ponto ressaltado pelo presidente da ABVE é a expansão da eletrificação para além dos grandes centros urbanos, alcançando regiões como o Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. “Observamos um aumento nas vendas no Nordeste, especialmente de veículos que conectam as capitais, o que abre oportunidades de negócio em cidades menores, não apenas nos grandes centros”, comentou Bastos.
Para Bastos, o Brasil possui potencial para se tornar uma base de produção de veículos eletrificados, apesar de ter perdido parte do mercado de ônibus para a China. Ele enfatizou a importância de recuperar esse mercado e fortalecer a posição do país na produção de automóveis e veículos comerciais leves eletrificados.
Esses desenvolvimentos indicam um cenário promissor para a indústria de veículos elétricos no Brasil, com investimentos crescentes em infraestrutura de recarga e iniciativas para fortalecer a cadeia de suprimentos de baterias, visando um futuro mais sustentável e eletrificado para o transporte no país.
Fonte: PortalSolar