Free Carbon, alternative energy and global climate change concepts. Hand flipping wooden cube blocks with CO2 Carbon dioxide, change to H2 Hydrogen text on table background. Sustainable car energy.

Brasil se torna o 2º maior mercado atrativo para hidrogênio verde na América Latina

O Brasil é o segundo mercado mais atraente para hidrogênio verde e de baixo carbono na América Latina e Caribe, superado apenas pelo Chile, segundo um ranking da consultoria europeia Hinicio, especializada em energia sustentável e mobilidade. O país ganhou uma posição em 2024, ultrapassando a Colômbia.

Esse avanço se deve ao crescente interesse internacional e à assinatura de vários memorandos de entendimento para a construção de projetos. Os portos brasileiros, com capacidade de exportação e planos de desenvolvimento de hubs de hidrogênio, também contribuíram para essa posição.

A Hinicio projeta que, mantendo o ritmo atual, o Brasil poderá se tornar o mercado mais atrativo do continente em 2025. O índice da consultoria avalia a evolução de 17 países da região, considerando cinco fatores: políticas públicas, incentivos e regulações, nível de desenvolvimento do ecossistema, número de projetos em operação ou desenvolvimento, áreas de aplicação e potencial de penetração do hidrogênio em nível nacional, e planos de cooperação internacional e de exportação.

Os primeiros três colocados, junto com a Argentina, apresentam um alto nível em comparação aos demais países, que mostram pouco ou nenhum progresso. O ecossistema de hidrogênio na região está em expansão, com mais projetos pilotos e comerciais tornando-se operacionais.

Os principais desafios regionais incluem a criação de demanda local, regulação e incentivos, e financiamento de projetos. Superar esses obstáculos pode acelerar ainda mais o desenvolvimento do setor.

O hidrogênio pode ser utilizado como um combustível livre de emissões de CO2, permitindo a descarbonização de setores como indústria e transporte. Contudo, a produção de hidrogênio exige uma grande quantidade de energia elétrica.

Com a redução dos custos da geração renovável, como solar fotovoltaica, eólica e biomassa, tornou-se viável a produção de hidrogênio de maneira sustentável, resultando no hidrogênio verde.

Leia mais: Energia solar impulsionará competitividade do Hidrogênio Verde no Brasil

Devido à abundante oferta de recursos de geração de energia renovável, disponibilidade de área e água, o Brasil se posiciona como um potencial líder global na produção e exportação de hidrogênio verde.

Esse mercado tem o potencial de movimentar R$ 1 trilhão no Brasil nos próximos quinze anos, abrangendo usinas de geração, linhas de transmissão e outras infraestruturas de transporte e armazenamento.

Ranking dos mercados mais atrativos para hidrogênio verde na América Latina e Caribe:

  1. Chile
  2. Brasil
  3. Colômbia
  4. Uruguai
  5. Costa Rica
  6. Argentina
  7. Panamá
  8. Peru
  9. Paraguai
  10. República Dominicana
  11. México
  12. Trinidad & Tobago
  13. Guatemala
  14. Equador
  15. El Salvador
  16. Barbados
  17. Honduras

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/noticias/tecnologia/armazenamento/brasil-e-2o-mercado-de-hidrogenio-verde-mais-atrativo-da-america-latina

  • O que fazemos
  • Notícias
  • Fale Conosco