Brasil investirá R$ 14 bilhões em infraestrutura de recarga para veículos elétricos até 2035, segundo presidente da o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marcio Lima Leite. Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) prevê frota de mais de 1 milhão de veículos elétricos até 2030. O dado contempla veículos leves híbridos (HEV) e a bateria (BEV). Conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a frota de carros leves eletrificados do país superou 158 mil unidades ao final de junho de 2023.
A EPE avalia que para o avanço da mobilidade elétrica está o investimento requerido em infraestrutura. O crescimento esperado da frota implicará no aumento da demanda por energia elétrica e uma maior malha de postos de recarga que possa atender o carro elétrico nas cidades e estradas. O Brasil tende a se beneficiar do potencial de geração renovável e dos recursos minerais disponíveis.
Segundo a Anfavea, nos meses de janeiro a setembro de 2022, a venda de caminhões e ônibus elétricos a gás cresceu 386% no Brasil. As montadoras estão investindo bilhões na eletrificação globalmente. A transição para veículos elétricos no transporte de cargas e passageiros reduzirá as emissões de carbono e contribuirá para o desenvolvimento urbano do nosso país.
Leia a matéria completa em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/tecnologia/mobilidade-eletrica/brasil-deve-investir-r-14-bilhoes-em-recarga-de-veiculos-eletricos-ate-2035