Brasil alcança marca de 4 milhões de consumidores de energia solar

Brasil alcança marca de 4 milhões de consumidores de energia solar

O Brasil alcançou a marca de 4 milhões de consumidores beneficiados pela energia solar na geração distribuída (GD), modalidade que permite a produção própria de eletricidade. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indicam que o país conta com 2,8 milhões de sistemas fotovoltaicos e 31,2 GW de potência instalada.

A maior parte dos consumidores de GD solar no Brasil pertence à classe residencial, com 2,8 milhões de unidades. Em seguida, estão as instalações comerciais, rurais e industriais, com 290 mil, 242 mil e 42 mil unidades, respectivamente. Minas Gerais lidera o ranking de estados com mais clientes de energia solar, seguido por São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia.

Em 2024, o mercado nacional registrou um crescimento significativo, com a adição de 457 mil novos sistemas solares, que abastecem 576 mil unidades consumidoras e somam 4,9 GW de capacidade instalada.

O segmento de GD solar já superou R$ 150,3 bilhões em investimentos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Desde 2012, o setor criou mais de 931 mil empregos e gerou R$ 44,7 bilhões em arrecadação para os cofres públicos. A tecnologia está presente em 5.550 municípios e em todos os estados do país.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar, o crescimento da energia solar demonstra sua popularização no Brasil. A queda de cerca de 50% no preço dos painéis solares em 2023 ampliou a acessibilidade para diversos perfis de consumidores.

Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, destaca que a expansão da geração solar própria fortalece o papel do Brasil na transição energética global. A tecnologia não só melhora a sustentabilidade, mas também reduz custos para as famílias e aumenta a competitividade dos setores produtivos do país.

Além disso, a geração solar próxima aos locais de consumo alivia a infraestrutura de transmissão, diminui a pressão sobre os recursos hídricos e as perdas elétricas, e oferece maior autonomia aos consumidores. Também contribui para a redução das emissões de poluentes e gases de efeito estufa, ajudando na proteção ambiental.

Fonte: PortalSolar

Matérias Relacionadas
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?