Os embarques globais de inversores fotovoltaicos cresceram 56% em 2023, alcançando um volume anual de 536 GW, de acordo com levantamento da consultoria Wood Mackenzie. As dez principais marcas dominaram 81% do mercado global, com a China sendo responsável por mais da metade das remessas.
Huawei e Sungrow mantiveram as primeiras posições no mercado, com mais de 50% de participação combinada, impulsionadas pela demanda em usinas de geração centralizada. A capacidade dessas marcas de aumentar a produção e manter a liderança em um mercado em rápida expansão foi destacada pelo pesquisador Joseph Shangraw, da Wood Mackenzie.
A Ginlong Solis ficou em terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo, enquanto a Sineng subiu para a quarta posição, graças a um crescimento de 133% nos embarques em 2023.
Das dez marcas mais vendidas, nove são chinesas, refletindo o investimento maciço do país em energia solar para atender tanto a demanda interna quanto a global.
Na América do Norte e Europa, o mercado de inversores fotovoltaicos também cresceu mais de 100%, mas a expansão foi mais concentrada no setor de geração centralizada. Em contraste, fabricantes de inversores residenciais enfrentaram crescimento mais lento devido a excesso de estoques após uma sobreoferta em 2022.
Nos Estados Unidos, Sungrow e Power Electronics lideraram o mercado de inversores, enquanto na Europa, Huawei, Sungrow e SMA foram as marcas mais vendidas.
Entre as principais marcas globais em 2023, destacam-se Huawei, Sungrow, Ginlong Solis, Sineng e Growatt.
Fonte: PortalSolar