O que é uma comercializadora de energia?

O que é uma comercializadora de energia?

O mercado livre de energia permite que o consumidor escolha seu fornecedor de energia elétrica e negocie diretamente as condições de contratação. Oficialmente conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o segmento permite uma grande economia com eletricidade, estabelecendo um perfil adequado, previsível e personalizado de fornecimento.

Atualmente, apenas grandes consumidores, conectados em alta tensão, tem acesso ao mercado livre. Porém, existe uma perspectiva de abertura total desse ambiente ao longo da próxima década. Um elo importante desse segmento é a comercializadora de energia.

A comercializadora de energia atua como mediadora entre o gerador e o consumidor final no ACL. A própria empresa geradora pode atuar como comercializadora, desde que esteja cadastrada na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A comercializadora vende e compra energia de consumidores, geradores e outras comercializadoras, criando um portfólio de produtos para negociar com clientes e outros agentes comercializadores.

Entre as atividades das comercializadoras estão:
  • Realizar a migração do cliente ao mercado livre de energia, analisando a viabilidade econômica;
  • Gerenciar os contratos de energia na CCEE;
  • Monitorar uma série de aspectos, incluindo oscilações de mercado, mudanças regulatórias e condições climáticas;
  • Monitorar o consumo e a geração de energia;

Em resumo, a comercializadora existe para facilitar a atuação de geradores e consumidores dentro do mercado livre de energia, trabalhando para reduzir custos de transação e mediando os interesses entre agentes distintos.

Leia mais em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/mercado-livre/o-que-e-uma-comercializadora-de-energia

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?