Este ano, Minas Gerais fez história como o primeiro Estado brasileiro a superar a marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica em operação, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Minas atualmente disputa com São Paulo a liderança na produção de energia solar no Brasil. Todos os 853 municípios mineiros já possuem módulos fotovoltaicos geradores de energia solar.
“A gente tem a nossa própria vocação, como as características do Brasil, com muito sol, mas também por outros fatores, como as tarifas energéticas com preços crescentes e por outro lado também a tecnologia da geração fotovoltaica tem barateado ao longo dos últimos anos. A desvalorização do dólar favoreceu o investimento nos projetos aqui no Brasil”, explica João Santos, especialista no mercado de energia elétrica e CFO da Elétron Energy e Juntos Energia.
A capacidade de radiação solar do Estado, principalmente no norte de Minas, e a enorme rede das concessionárias de energia, como da Cemig, também favorecem o desenvolvimento do setor.
“Quando a gente fala de geração centralizada de grandes projetos, a gente tem a questão da excelente radiação solar no Estado. E tem a disponibilidade de conexão, que permitiu que vários projetos grandes fossem conectados à rede. E obviamente o território de Minas, o Estado é muito grande e tem disponibilidade territorial para comportar esses grandes projetos”, justifica João Santos.
Leia a matéria completa em: https://www.otempo.com.br/economia/minas-gerais-ja-produz-energia-solar-em-100-dos-municipios-1.3271894