
Um em cada quatro carros vendidos em 2025 será elétrico, aponta estudo global
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Maria Gestão
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A mobilidade elétrica avança em ritmo acelerado. Um relatório recente da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) projeta que, em 2025, cerca de 25% dos automóveis comercializados globalmente serão eletrificados — incluindo modelos 100% elétricos (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs). Ao todo, estima-se que cerca de 22 milhões de veículos com tecnologia elétrica sejam vendidos no mundo ao longo do ano, o que representa um salto de 25% em relação a 2024.
Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), a fatia dos elétricos no mercado automobilístico global já atingiu 20% no último ano. A expectativa da entidade é de que o número absoluto de unidades vendidas em 2025 ultrapasse a marca de 20 milhões.
China lidera, seguida por Europa e EUA
A redução contínua no custo das baterias de íon-lítio e o surgimento de modelos com preços mais acessíveis têm sido fatores-chave para a expansão dos elétricos. A China se mantém como o principal motor dessa transformação, com projeções indicando que o país responderá por aproximadamente dois terços de todas as vendas em 2025. A Europa e os Estados Unidos aparecem na sequência, com participações estimadas de 17% e 7%, respectivamente.
Mesmo com esse avanço, a BNEF revisou para baixo suas projeções de adoção global no médio e longo prazo. Nos Estados Unidos, por exemplo, mudanças em políticas de incentivo devem impactar o ritmo de crescimento. A nova previsão estima que as vendas no país crescerão de 1,6 milhão em 2025 para 4,1 milhões em 2030 — 14 milhões de unidades a menos do que o projetado anteriormente.
China se destaca no preço e na produção
Um ponto de destaque no relatório é a competitividade dos veículos elétricos chineses, que, em média, já são mais baratos do que os carros a combustão no país. Em 2024, cerca de 69% dos veículos elétricos vendidos globalmente foram produzidos na China, com montadoras do país ampliando presença em mercados emergentes como Tailândia e Brasil.
Consumo de energia e produção de baterias
A eletrificação da mobilidade tem impactado diretamente a demanda global por energia elétrica. Só na China, o consumo de energia do setor de transporte elétrico já supera o de países inteiros, como a Suécia. Entre 2025 e 2030, a demanda elétrica vinda de automóveis, ônibus, motos e triciclos elétricos deve mais que dobrar, com crescimento projetado de 2,4 vezes.
No entanto, a demanda por baterias também passou por revisão. A expectativa da BNEF é de que, entre 2025 e 2030, a necessidade global de baterias para veículos seja 8% menor do que o previsto anteriormente, o que representa uma redução de 3,4 TWh. Desse total, 2,8 TWh correspondem à queda de expectativa nos EUA.
Apesar desse ajuste, a capacidade de produção segue acima da demanda em diversos mercados — especialmente na China, onde as fábricas operam, em média, com menos de 50% da capacidade. Essa sobreoferta pressiona os preços para baixo e intensifica a concorrência entre fabricantes.
Perspectiva de longo prazo permanece otimista
Mesmo com os ajustes de curto prazo, o relatório da BNEF reforça uma visão otimista para o futuro da mobilidade elétrica. O ritmo de adoção deve se acelerar nos próximos anos, abrangendo diferentes segmentos do transporte e impulsionando transformações na matriz energética global.