Tarifas de Energia: Alta de 4,67% Prevista para 2025

Em 2025, os consumidores brasileiros de energia elétrica do subgrupo B, que engloba residências e pequenos comércios, devem se preparar para um aumento médio de 4,67% em suas tarifas. A previsão é da TR Soluções, empresa especializada em tarifas de energia.

O principal fator que impulsiona essa alta é o aumento dos custos da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), responsáveis por cerca de 90% do incremento total. Em particular, a TUSD CDE apresentou um aumento de 23%, impulsionado pelo Programa Luz para Todos e pelos subsídios para fontes de energia incentivadas no mercado livre, enquanto a TUSD Fio B subiu 7,26%, influenciada pela inflação.

A TR Soluções calculou essa estimativa com base na média ponderada de cada uma das 51 concessionárias de distribuição do país, excluindo tributos e possíveis custos adicionais de bandeiras tarifárias.

No que se refere à contratação de energia, espera-se um aumento médio de 12,51%. Contudo, esse impacto será praticamente neutralizado em 2025 devido aos créditos tributários de PIS e COFINS e à esperada redução da TE Encargos, impulsionada pelo fim dos pagamentos dos empréstimos das contas covid e escassez hídrica, bem como pela fixação da cota da CDE GD em zero.

A análise da TR Soluções revela que 68% das distribuidoras apresentarão variações tarifárias entre -3,4% e 12,8% para os consumidores de baixa tensão. As maiores variações previstas são um aumento de 28,87% e uma redução de 10,38%.

  • O que fazemos
  • Notícias
  • Fale Conosco