São Paulo torna-se maior mercado de geração solar distribuída do Brasil

São Paulo torna-se maior mercado de geração solar distribuída do Brasil

São Paulo ultrapassou Minas Gerais e tornou-se o estado brasileiro com maior capacidade instalada em geração solar distribuída (GD) do Brasil, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O mercado paulista alcançou 2,437 GW, com 276 mil sistemas fotovoltaicos beneficiando 322 mil consumidores.

Em 2022, o estado foi líder no acréscimo de capacidade instalada na GD solar no País, com 1,16 GW. O crescimento é puxado pela classe de consumo residencial, que conta com 1,3 GW e 237 mil conexões. Os segmentos comercial, rural e industrial somam potência de 675 MW, 238 MW e 143 MW, respectivamente.

O setor ainda foi beneficiado pelo Decreto Legislativo 2.531/22, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em novembro do ano passado, que concedeu a isenção do imposto sobre circulação para microgeradores, minigeradores e centrais de geração de energia solar.

Com o crescimento, São Paulo superou Minas Gerais, líder nacional desde 2016. Agora o mercado mineiro está na segunda colocação, com 2,434 GW. Rio Grande do Sul (1,966 MW), Paraná (1,758 MW) e Mato Grosso (1,040 MW) completam as cinco primeiras colocações.

Leia mais em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/geracao-distribuida/sao-paulo-torna-se-maior-mercado-de-geracao-solar-distribuida-do-brasil

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?