Previsão do aumento da carga de energia é revisada para 2,6% em 2023

Previsão do aumento da carga de energia é revisada para 2,6% em 2023

O Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgam, na última terça-feira (28/03), os dados da primeira Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – 2023-2027. Para este ano, o aumento previsto é de 2,6% na carga, sem considerar a micro e minigeração distribuída, atingindo o valor 71.569 MW médios.  

A revisão aconteceu após a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) elevar de 0,7% para 1% em 2023. Esse cenário se deu em razão da desaceleração da economia mundial, a uma maior pressão inflacionária e alta taxa de juros na economia brasileira.  

Além disso, o documento ainda destacou a manutenção das premissas econômicas conjugada ao impacto positivo da proposição de uma âncora fiscal e o encaminhamento da proposta de reforma tributária. 

Dessa forma, a estimativa para o período de 2023-2027 é de um crescimento anual de 3,2%, atingindo 81.540 MW médios. 

Para os anos subsequentes a expectativa é de um ambiente de maior estabilidade econômica, favorecendo os investimentos, especialmente, no setor de infraestrutura, resultando em uma dinâmica de crescimento mais substancial e consistente.  

No cenário internacional, é esperado um ambiente mais favorável, com inflação dentro da meta, maior confiança dos agentes econômicos e expansão mais significativa da demanda interna, apesar da postergação do ciclo de redução de juros poderem pressionar os resultados futuros.  

Leia mais em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/operacao-e-expansao/oem/previsao-do-aumento-da-carga-de-energia-e-revisada-para-2-6-em-2023

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?