ONS: Sistema interligado nacional permanece com condições favoráveis de atendimento eletroenergético

ONS: Sistema interligado nacional permanece com condições favoráveis de atendimento eletroenergético

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), dia 1º de junho, perspectiva favorável para o mês de junho. O nível de armazenamento do subsistema Sul, que no começo do ano passava por um período de escassez hídrica, pode chegar a 93,9% até o final do mês. As melhorias de condições se refletiram positivamente nas condições energéticas do Sistema Interligado Nacional (SIN), uma vez que houve maior contribuição energética dessa região ao Sistema como um todo. A previsão para o fim de junho nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte é de 66,1%, 93,9%, 92,0% e 99,1%, respectivamente.

Durante maio passado, foi verificada continuidade da ocorrência de chuvas na região Sul, o que resultou em maiores afluências às usinas hidrelétricas e na respectiva recuperação das condições de armazenamento. Nas demais regiões, as precipitações foram predominantemente abaixo da média histórica.

Durante o encontro, a ONS informou também as medidas operativas adotadas para o atendimento eletroenergético ao estado de Roraima, que levaram à estabilização do sistema, que passa pela transição de parte da geração de usinas termelétricas a diesel para gás natural.

Com a melhoria das condições de armazenamento dos reservatórios do SIN e, levando em conta os resultados dos estudos prospectivos, o Operador recomendou a manutenção para junho de 2022 da geração térmica por mérito e inflexibilidade. No mês de maio, entre os dias 11 e 29, foi realizada exportação de energia elétrica para a Argentina, em caráter de energia de oportunidade.

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?