ONS confirma que atuação do sistema de proteção permitiu que 70% da energia do país fosse mantida

ONS confirma que atuação do sistema de proteção permitiu que 70% da energia do país fosse mantida

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) constatou, após análises do desligamento ocorrido em 15 de agosto, que o ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga) funcionou corretamente em diversas regiões, mantendo 70% da energia do país. No entanto, na região Norte, o sistema não conseguiu restabelecer o equilíbrio rapidamente. O ERAC é um mecanismo para equilibrar carga e geração após grandes ocorrências.

O ONS apresentou suas descobertas em 1° de setembro, durante uma reunião com 430 profissionais do setor energético. Revelou-se que o início do problema foi o desligamento da linha de transmissão Quixadá–Fortaleza II no Ceará. Simulações do ONS, inicialmente, não puderam reproduzir o evento, mas com dados mais recentes dos agentes envolvidos, o problema foi replicado. As análises apontam para diferenças no desempenho dos equipamentos em simulações e em campo.

O ONS, devido à complexidade do evento, continua investigando e planeja concluir o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) até 17 de outubro.

Leia a matéria completa em: https://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/20230901-ONS-confirma-que-atua%C3%A7%C3%A3o-do-sistema-de-prote%C3%A7%C3%A3o-permitiu-que-70-da-energia-do-pa%C3%ADs-fosse-mantida.aspx

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?