Mapeamento mostra caminhos para aperfeiçoar migração dos consumidores ao mercado livre de energia

Mapeamento mostra caminhos para aperfeiçoar migração dos consumidores ao mercado livre de energia

A partir de janeiro de 2024, muitos consumidores de energia elétrica em alta tensão estão migrando do mercado regulado para o livre devido à Portaria 50/2022 do MME. Para abordar as dificuldades que forem enfrentadas, a Abraceel lançou o canal FaleAqui!, que, em 30 dias, registrou 148 casos de 20 empresas. A maioria desses casos (79%) originou-se em 2023, e 72% ainda não foram resolvidos. A maioria (90%) enfrenta problemas com distribuidoras, principalmente em São Paulo. As principais questões incluem documentação desnecessária (27%), descumprimento de prazos (19%) e problemas de comunicação (15%).

Rodrigo Ferreira, da Abraceel, diz que o FaleAqui! visa entender e solucionar essas dificuldades, enfatizando que muitos problemas estão relacionados à comunicação e prazos. A Aneel sugere um caminho para resolver as questões, mas 43% dos casos não foram oficialmente registrados, possivelmente devido às preocupações com a relação com as distribuidoras monopolistas.

A Abraceel destaca que o canal FaleAqui! continuará ativo e que está trabalhando em soluções junto a entidades e órgãos públicos.

Leia a matéria completa em: https://abraceel.com.br/blog/2023/09/mapeamento-mostra-caminhos-para-aperfeicoar-migracao-dos-consumidores-ao-mercado-livre-de-energia/

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?