Manaus aprova PL que defende campanha de incentivo à energia solar

Manaus aprova PL que defende campanha de incentivo à energia solar


Aprovado pela Câmara Municipal de Manaus nesta segunda-feira (15), o Projeto de Lei que estabelece uma campanha de incentivo à energia solar na capital amazonense tem como objetivo informar a população sobre os benefícios dessa tecnologia para o meio ambiente e a redução nas contas de luz. A proposta, de autoria do vereador Lissandro Breval (Avante), defende a implementação de sistemas de energia solar em escolas, faculdades, hospitais, clínicas médicas, laboratórios, estabelecimentos de saúde, comércios e indústrias.

O vereador destaca que o incentivo à energia solar não só promove a sustentabilidade, mas também aumenta a competitividade na atração de empresas, contribuindo para o desenvolvimento de Manaus e do estado do Amazonas. A região amazônica, constantemente questionada sobre sustentabilidade, torna essas medidas ainda mais relevantes.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Amazonas é o estado brasileiro com o maior número de cidades sem nenhum sistema de energia solar instalado em residências e estabelecimentos comerciais. Dos 5.570 municípios do Brasil, apenas 43 se enquadram nessa condição, sendo 24 deles localizados no Amazonas. A maioria dessas cidades são comunidades remotas que ainda não possuem acesso à energia elétrica.

Em busca de melhorar esses índices e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores das regiões isoladas, o Governo do Amazonas lançou recentemente o programa “Brilha Amazonas”. O objetivo desse programa, em parceria com a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), é fortalecer o turismo nas comunidades remotas que ainda não têm acesso à energia elétrica, por meio da distribuição de kits de energia solar. Isso possibilitará o desenvolvimento dessas localidades, que dependem do turismo como principal fonte de renda.

Fonte: https://canalsolar.com.br/manaus-aprova-pl-que-defende-campanha-de-incentivo-a-energia-solar/

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?