Geração de energia solar no Brasil é liderada por Minas Gerais

Geração de energia solar no Brasil é liderada por Minas Gerais

Com mais de 2,4 GW de potência instalada em energia solar, sendo 1,7 GW em geração distribuída e cerca de 730 MW em geração centralizada, o estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional. Os dados são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Atualmente, o estado conta com incentivos para a expansão da fonte fotovoltaica no território mineiro. Segundo o Governo de Minas Gerais, a iniciativa visa à diversificação da matriz energética a partir do aumento de projetos de geração de energia fotovoltaica e da atração de empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor.

De acordo com dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o estado de Minas Gerais já criou cerca de 60 mil empregos e recebeu investimentos de mais de R$ 9 bilhões.  “Na prática, é possível verificar resultados com o projeto Sol de Minas, em que o setor fotovoltaico no estado já evita a emissão de 394 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano. Além disso, o fato de o setor fotovoltaico possuir uma economia cíclica em relação à vida útil de funcionamento de seus painéis evita o desperdício e contribui para minimizar a emissão de CO2 na atmosfera. Neste contexto, a atual gestão já atraiu mais de R$ 43 bilhões em investimentos relacionados a energias renováveis. O valor se refere a 23 projetos localizados em 11 municípios, o que viabilizou a criação de mais de 5.300 empregos diretos e indiretos em Minas Gerais”, afirmou o governo em comunicado.

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?