Fontes renováveis: Comercialização bate recorde no mercado livre

Fontes renováveis: Comercialização bate recorde no mercado livre

Abraceel mostram que a produção das fontes renováveis incentivadas – solar centralizada, eólica, pequenas centrais hidrelétricas e a biomassa – bateu recorde em agosto de 2022, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 20 GW médios, atingindo 20,6 GW médios.

54% dessa produção (11,1 GW médios) foi direcionada ao mercado livre de energia. As duas marcas foram as maiores já alcançadas no histórico do setor elétrico.

De acordo com a Abraceel, a produção de energia por fontes renováveis incentivadas e a comercialização dela no mercado livre mantêm uma união bastante estreita. O crescimento na geração elétrica por tais fontes têm sido acompanhado pela expansão da comercialização da produção no mercado livre de energia, que se consolida cada vez mais como principal ambiente comercial para a energia renovável.

Diante disto, o mercado livre de energia absorve 54% da geração das fontes renováveis incentivadas realizada em agosto de 2022. Individualmente, o ambiente de contratação livre foi destino de 70% da energia gerada por usinas a biomassa, 62% das PCHs, 47% das eólicas e 45% das solares centralizadas.

Ainda segundo a Abraceel, a economia na compra da energia elétrica continua sendo um diferencial relevante. O desconto no preço da energia para os consumidores no mercado livre chegou a 44% em setembro de 2022, fruto da diferença entre a tarifa média das distribuidoras (R$ 279/MWh) e o preço de longo prazo do mercado livre (R$ 156/MWh).

De acordo com a Abraceel, do total de unidades consumidoras no mercado livre de energia atualmente (29.661), 4.387 migraram nos últimos 12 meses. Já a quantidade de unidades consumidoras no ambiente de contratação livre cresceu 17% em 12 meses, confirmando um movimento de forte expansão.

Leia mais em: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53229277/comercializacao-de-fontes-renovaveis-no-mercado-livre-bate-recorde

Matérias Relacionadas
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?