EPE publica estudo para reduzir a dependência de diesel em Fernando de Noronha

EPE publica estudo para reduzir a dependência de diesel em Fernando de Noronha

Com o objetivo de garantir o suprimento de energia elétrica na Ilha de Fernando de Noronha, tendo foco na segurança do suprimento e na redução da dependência do diesel para a geração de energia, a EPE vem desenvolvendo uma série de estudos para a região.

Os cenários foram elaborados e simulações foram realizadas a fim de identificar as configurações de usinas que são capazes de atender a demanda com menor custo e com menor nível de emissões.

O estudo apontou que há necessidade de ampliação da capacidade de geração para Fernando de Noronha a partir de dezembro de 2024 e que independente da estratégia a ser adotada para a contratação de solução de suprimento para a ilha, a diminuição da geração a óleo diesel é importante para a redução dos custos de geração deste sistema.

Atualmente, o suprimento de energia a Fernando de Noronha é realizado por meio da UTE Tubarão, com potência de 5 MW e cuja concessão tem vigência até março de 2030. No estudo foram elaborados cenários e simulações para identificar as configurações de usinas que são capazes de atender a demanda com menor custo e com menor nível de emissões.

Fontes: https://www.epe.gov.br/pt/imprensa/noticias/epe-publica-estudo-para-a-avaliacao-das-solucoes-de-suprimento-em-fernando-de-noronha-elaboracao-de-cenarios-e-simulacoes e https://canalenergia.com.br/noticias/53235471/fernando-de-noronha-devera-reduzir-a-dependencia-de-diesel-mostra-estudo-da-epe

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?