Com o apoio da Administração da ilha, a Elétron Energy, em parceria com a Casa Neuronha, irá doar a Escola Arquipélago, em Fernando de Noronha, um centro esportivo com energia 100% sustentável. Será o primeiro equipamento público da ilha com energia totalmente renovável. Isso só será possível após a construção, no local, de uma quadra poliesportiva com 170 painéis de placas fotovoltaicas no telhado, suficientes para abastecer toda a escola com energia limpa. Essa iniciativa faz parte do programa Noronha Carbono Zero, que pretende zerar a emissão de gás carbônico no arquipélago até 2030.
O sistema de energia sustentável será composto por módulos fotovoltaicos e inversores, que juntos irão gerar eletricidade usando a luz do sol como fonte de energia.
“Fernando de Noronha, além de ser um paraíso de Pernambuco, virou uma referência em sustentabilidade no Brasil. O programa Carbono Zero visa eliminar o uso de combustíveis fósseis, então a Elétron, como uma empresa de energia sustentável, vem para ajudar e apoiar esse programa para, de fato, tornar a ilha totalmente sustentável. No telhado colocaremos as placas fotovoltaicas que vão atender toda a Escola, para ela deixar de consumir energia de fonte fóssil”.
André Cavalcanti, presidente da Elétron Energy.
O Centro Esportivo Elétron terá sala de artes marciais, com judô, caratê, jiu-jitsu, além de escritório para escolinha e associação de surf. A previsão de construção da quadra é de seis meses.