Dia mais quente da história: Planeta Terra bate recorde de temperatura

Dia mais quente da história: Planeta Terra bate recorde de temperatura

Nesta segunda-feira, a Terra registrou o dia mais quente da história em escala global, com uma temperatura média de 17,01°C. O recorde anterior de agosto de 2016, que era de 16,92°C, foi ultrapassado. Esses dados foram coletados pela NOAA, agência dos Estados Unidos.

Regiões do sul dos Estados Unidos e da China estão enfrentando ondas de calor intensas, com temperaturas acima dos 35°C. No norte da África, as temperaturas estão próximas dos 50°C.

Os principais fatores responsáveis pelo aumento das temperaturas são as mudanças climáticas e os efeitos do El Niño. Novos recordes de temperatura podem ser quebrados em breve, especialmente com a chegada do verão no hemisfério norte.

A atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis, continua a emitir grandes quantidades de CO2 na atmosfera, contribuindo para o aquecimento do planeta. Espera-se que o fenômeno climático El Niño no Oceano Pacífico no próximo ano eleve ainda mais as temperaturas.

Infelizmente, este é apenas o primeiro de uma série de novos recordes que podem ser estabelecidos este ano, à medida que as emissões de gases de efeito estufa aumentam e o evento de El Niño se desenvolve. Isso foi alertado por especialistas, como Zeke Hausfather, cientista de pesquisa do Berkeley Earth.

Link Original: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/07/dia-mais-quente-da-historia-do-planeta-e-registrado-nesta-segunda-3-de-julho.shtml

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?