Conta de luz residencial terá aumento de mais de 8% na Bahia

Conta de luz residencial terá aumento de mais de 8% na Bahia

A tarifa residencial de energia elétrica da Bahia terá um aumento de 8,23% a partir deste sábado (22/04). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (18/04) novos índices tarifários para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba), distribuidora que atende aproximadamente 6,3 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 415 municípios do estado. 

O efeito médio para consumidores de baixa tensão, classe que também inclui as categorias residencial baixa renda, rural, industrial, comercial e serviços, será de 8,66%. Para alta tensão, o aumento médio será de 6,91%, resultando em um efeito médio de aumento para o consumidor de 8,18%. 

Conforme a Aneel, os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia, além da retirada de componentes financeiros considerados no processo anterior. Também foram aprovados os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2024 a 2028.

Aumentos no Rio Grande Norte e Sergipe

A Aneel também autorizou novos aumentos para consumidores residenciais nos estados do Rio Grande do Norte (RN) e em Sergipe (SE). Para a Neoenergia Cosern, concessionária que atende cerca de 1,5 milhão consumidores, o aumento foi de 3,98%. Já em Sergipe, o ajuste da cobrança da Energisa foi 1,57%. 

As novas tarifas entrarão em vigor também neste sábado (22/04). 

Leia mais em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/consumidor/conta-de-luz-residencial-tera-aumento-de-mais-de-8-na-bahia

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?