CCEE: Demanda por energia cai 2% em outubro

CCEE: Demanda por energia cai 2% em outubro

As baixas temperaturas em boa parte do país reduziram a demanda por energia elétrica em 2% na primeira quinzena de outubro em relação a 2021. O Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) aponta um consumo de 63.644 megawatts médios no período.

O declínio também tem sido puxado pelo mercado regulado, que computou 40.406 MW médios e um volume 4,4% menor no comparativo anual. Já o mercado livre atingiu 23.238 MW médios, alta de 2,6%, impactado pelo aumento da produção em ramos de atividade econômica importantes, como a fabricação de automóveis, madeira, papel e celulose e o setor de serviços.

Em análise regional, os estados que registraram o maior incremento na demanda estão concentrados na região Norte, com destaque para o Maranhão (25%), ainda influenciado pela retomada de um grande consumidor local. No restante do Brasil, houve queda, por causa das temperaturas mais amenas que as registradas no ano passado, como é o caso do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul, ambos com 7% de redução.

Na geração o relatório mostrou que as hidrelétricas aumentaram em 20,6% o seu fornecimento de energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Consequentemente, as termelétricas recuaram 57,1%, enquanto a fonte solar cresceu quase 70% e a eólica 26,5%.

Leia mais em: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53228586/ccee-demanda-por-energia-cai-2-em-outubro

Matérias Relacionadas
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?