Hydropower Plant on the Nistru river in Dubasari (Dubossary), Transnistria, Moldova. Hydro power station, water dam, renewable electric energy source, industrial concept. Global environmental problems.

Carga de Energia segue Estável em Maio

Período seco começa com três subsistemas registrando reservatórios acima de 89% no fim do mês.

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), indica, para a semana que vai de 07 a 13 de maio, uma variação positiva de 1,5% na carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), se comparado com o mesmo período do ano passado. O volume deverá ser de 68.612 MW médios.

A região Sudeste/Centro-Oeste tem previsão de alta de 1,9% e 39.874MW médios. O subsistema Nordeste deve apresentar um crescimento de 3,5%, com 11.285 MW médios. O Sul terá um incremento de 0,1% e 11.557 MW médios. Já o Norte permanece com uma variação negativa de 2,2% e 5.896 MW médios devido, ainda, a um consumidor do mercado livre da região.

O documento também aponta que os reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste devem registrar, no dia 31 de maio, 68,2% de capacidade de armazenamento. As regiões Sul, Norte e Nordeste apresentam volumes com 83,6%, 99,7% e 93,4%, respectivamente.

Em relação às afluências, ou seja, a chuva que efetivamente cai nos reservatórios, o Sul na segunda semana de maio, deverá registrar 271% da Média de Longo Termo (MLT). Já na região Norte, o volume corresponderá a 103% da MLT. No Sudeste/Centro-Oeste, a expectativa é de uma MLT de 68% e no Nordeste, de 49% da MLT.

O Custo Marginal de Operação (CMO) no Norte e Nordeste seguem zerados pela décima sexta semana consecutiva. Nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, houve queda de 25,5% quando comparada a última estimativa. Os valores permanecem equalizados e passaram de R$ 20,33/MWh a R$ 15,13/MWh.

  • O que fazemos
  • Notícias
  • Fale Conosco