Brasil importa 5 GW em painéis solares da China no primeiro trimestre de 2023

Brasil importa 5 GW em painéis solares da China no primeiro trimestre de 2023

O Brasil importou 5 GW em painéis solares da China no primeiro trimestre de 2023 e seguiu como maior mercado do continente americano, mostra o levantamento da consultoria InfoLink Consulting. Somente em março, um volume de entrada de equipamentos fotovoltaicos foi de 2 GW, sendo superado no mundo apenas pela Holanda, o centro logístico e portuário da Europa.

As importações brasileiras corresponderam a maior parte das entregas de toda a América, que totalizou 7,6 GW no trimestre e 3,1 GW em março. Conforme o estudo, outros países do continente que apresentaram crescimento na compra de módulos fotovoltaicos foram Colômbia e Chile.

O avanço do mercado brasileiro ainda é atribuído aos impactos das mudanças de regulação promovidas pela Lei 14.300 e a consequente corrida por instalações no final do ano passado. Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até o início de maio, foram instalados 2,56 GW em sistemas de geração solar distribuída no País.

Volume de exportação de módulos chineses
Volume de exportação de módulos chineses – InfoLink Consulting

Exportações chinesas avançam

A InfoLink indica que a China exportou 21,2 GW em placas solares em março de 2023, crescimento de 43,1% sobre fevereiro e de 56,5% em relação a março do ano passado. O desempenho ainda foi superior ao melhor resultado mensal de 2022, demonstrando a forte demanda do mercado internacional por energia solar.

No primeiro trimestre, as exportações de módulos chineses totalizaram 50,9 GW, com 29,5 GW direcionados para a Europa. As importações do bloco europeu foram 77% maiores em relação ao igual período do ano passado. A consultoria estima que a demanda global aumentará mais que o esperado em 2023.

Leia mais em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/internacional/brasil-importa-5-gw-em-paineis-solares-da-china-no-primeiro-trimestre-de-2023

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?