Brasil atinge mais de 2 milhões de sistemas de geração distribuída solar

Brasil atinge mais de 2 milhões de sistemas de geração distribuída solar

De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a energia solar atingiu um marco significativo no Brasil, ultrapassando a marca de 2 milhões de sistemas instalados no segmento de micro e minigeração distribuída.

Atualmente, as conexões fotovoltaicas totalizam cerca de 22 GW de potência instalada, beneficiando mais de 2,61 milhões de unidades consumidoras em todos os estados brasileiros.

No que diz respeito à distribuição geográfica, São Paulo lidera com o maior número de sistemas instalados, contabilizando mais de 324,7 mil conexões, seguido pelo Rio Grande do Sul (254,2 mil), Minas Gerais (248,3 mil), Paraná (173,3 mil) e Bahia (107,1 mil), respectivamente.

Quanto às categorias de consumo, a residencial continua sendo a que possui a maior quantidade de sistemas solares em micro e minigeração distribuída, com pouco mais de 1,57 milhão de conexões, correspondendo a quase 80% do total.

Em seguida, temos as categorias comercial, rural e industrial, com 215 mil, 173 mil e 32 mil conexões, respectivamente.

Os dados da Agência também revelam que das 5.570 cidades do país, 5.530 já possuem pelo menos um sistema de geração distribuída solar instalado em residências ou pequenos terrenos.

No entanto, a maior dificuldade de penetração dessa fonte ainda ocorre em municípios isolados dos grandes centros ou em comunidades remotas, onde o acesso é possível apenas por meio de barcos ou transporte aéreo.

Matérias Relacionadas
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?