Belo Horizonte recebe 1ª edição do Elétron Energy Conecta

Belo Horizonte recebe 1ª edição do Elétron Energy Conecta

Evento debate a autoprodução no Mercado Livre de Energia

No dia 24 de maio, aconteceu em Belo Horizonte a 1ª edição do encontro Elétron Energy Conecta, realizado pela companhia pernambucana Elétron Energy. A empresa reúne na capital mineira grandes nomes do mercado para debater como tema principal a Autoprodução de Energia, a nova oportunidade para os consumidores livres como alternativa de redução de custos com energia elétrica e encargos do setor.

Entre os convidados presentes estão Fábio Serrano (BTG Pactual), Gustavo Pontello (Invest Minas), Ana Cláudia Cirino (ANEEL) e José Otávio Bustamante (Juntos Energia). José Ricardo Meirelles, diretor comercial da Elétron Energy, também integra a programação, falando sobre serviços e soluções para o mercado de energia.

O Mercado Livre de Energia registrou um aumento de 25% em relação ao ano de 2021 (5.407 unidades consumidoras). O dado é extraído de recente levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Entre quase 27 mil unidades consumidoras agrupadas em 9.930 consumidores, sendo 8.798 especiais e 1.132 livres, foram R$ 162 bilhões de negociações livres de impostos, encargos e tarifas do sistema.

O Ambiente de Contratação Livre (ACL), que permite a contratação de energia direto de um gerador/produtor ou comercializador de energia fora da precificação do sistema de bandeiras tarifárias (consumidores com demanda de 500kW podem migrar ao ACL na condição de consumidor especial). O modelo é uma opção mais competitiva frente ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR).

André Cavalcanti, CEO da Elétron Energy, afirma que este é um caminho que não tem volta: “O consumidor quer a mesma liberdade que as grandes empresas já desfrutam, escolhendo de quem comprar energia e de que matriz energética ela sai. Consciência ambiental e o hábito que o ambiente de liberdade que a abertura econômica proporcionaram fizeram o consumidor brasileiro ansiar por novidades”.

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?