ANEEL emite edital e confirma leilão de transmissão para o dia 30 de junho.

ANEEL emite edital e confirma leilão de transmissão para o dia 30 de junho.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou hoje, quarta-feira (31), o edital do aguardado Leilão de Transmissão nº 1/2023, confirmando a realização do certame no dia 30 de junho. O evento será sediado na renomada B3, em São Paulo (SP).

O leilão contará com nove lotes, nos quais serão concedidas autorizações para a construção e manutenção de impressionantes 6.184 km de linhas de transmissão, além de 400 MVA em capacidade de transformação de subestações. Estima-se que os investimentos para esses empreendimentos alcancem a marca dos R$ 15,7 bilhões.

Os 33 projetos incluídos nos nove lotes possuem prazos de conclusão das obras que variam de 36 a 66 meses, abrangendo os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Com duração contratual de 30 anos, os projetos prometem gerar um significativo impacto econômico e social, prevendo a criação de aproximadamente 29,3 mil novos postos de trabalho. É válido ressaltar que as disposições do edital foram submetidas a uma consulta pública, realizada pela ANEEL entre 1º de dezembro de 2022 e 16 de janeiro de 2023.

Dentre os nove lotes disponíveis, dois deles contemplam contratos de energia provenientes de empreendimentos fotovoltaicos. O lote número 1 abrange a expansão do sistema de transmissão na região sul do Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto o lote número 9 prevê a ampliação do sistema na região noroeste de São Paulo.

infografico aneel – leilão,aneel,edital,leilão de transmissão,Agência Nacional de Energia Elétrica,Leilão de Transmissão nº 1/2023
Matérias Relacionadas
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?