ANEEL aprova regras para ressarcir geradores solares por restrições operativas

ANEEL aprova regras para ressarcir geradores solares por restrições operativas

A ANEEL definiu procedimentos para lidar com eventos de constrained-off em usinas fotovoltaicas, onde a operação é restrita, resultando em redução ou paralisação temporária da geração. Esses eventos, muitas vezes causados por fatores externos, levam os consumidores a compensarem os geradores por meio do ESS (Encargo de Serviço do Sistema). A nova resolução se aplica a usinas solares centralizadas, categorizadas como Tipo I, II e III. Estes eventos serão reconhecidos em três situações:

a) Indisponibilidade externa, com limite anual de 30 horas e 30 minutos. b) Atendimento a requisitos de confiabilidade elétrica, sem falhas nos equipamentos. c) Motivos energéticos, ligados ao desequilíbrio entre geração e demanda.

O ONS ficará encarregado de calcular a perda de geração, usando dados de geração e variáveis meteorológicas. Para isso, os geradores devem fornecer medições e dados dos inversores à ONS. As usinas são classificadas em três tipos, baseadas em conexão, impacto na rede elétrica e potência instalada.

Leia a matéria completa em: https://canalsolar.com.br/aneel-aprova-regras-para-ressarcir-geradores-solares-por-restricoes-operativas/

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?