ACL pode chegar a 46% com abertura do Grupo A, diz CCEE

ACL pode chegar a 46% com abertura do Grupo A, diz CCEE

No dia 13.01, a Abraceel se reuniu com a Conselheira Talita Porto e Ricardo Gedra, Gerente de Análise e Informações ao Mercado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para apresentação do estudo da CCEE sobre potencial de migração dos grupos tarifários A e B não residencial para o mercado livre de energia.

A CCEE mostrou que a iniciativa está alinhada com a Portaria 465/2019 do MME, segundo a qual a Câmara e a Aneel devem apresentar estudo sobre as medidas regulatórias necessárias para a abertura do mercado aos consumidores com carga inferior a 500 kW.

Os destaques apresentados são para as mais de 175 mil unidades consumidoras ainda cativas no grupo tarifário A, com um consumo aproximado de 8,6 GWmédios. São mais de 69 mil unidades consumidoras que já poderiam migrar ao mercado livre de forma individual ou em comunhão de direito, sendo o consumo associado a essas cargas de aproximadamente 5 MWmédios. Vale ressaltar, entretanto, que esse potencial não desconsidera as unidades consumidoras já atendidas por geração distribuída, sugestão de aprimoramento feita pela Abraceel para a evolução do estudo.

Já para o grupo tarifário B não residencial, a CCEE computou pouco mais de 11 milhões de unidades consumidoras com um consumo associado de 8,1 GW Médios, o que equivale a 13% do total do SIN e 19% do total do Ambiente de Contratação Regulada (ACR).

Além disso, considerando a migração de todo o grupo A para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), este responderia por 46% do SIN, e adicionando o grupo B não residencial, esse valor subiria para 59%. A Abraceel ressaltou a convergência do estudo da CCEE em relação ao realizado pela Associação no início de 2021, em parceria com a Escher Consultoria, sendo a diferença apenas no fato de que o estudo contratado pela Abraceel não considerou o potencial de migração em comunhão de cargas, pois não tínhamos acesso ao SIASE.

A apresentação completa pode ser acessada pelo link.

Fonte: https://abraceel.com.br/blog/2022/02/acl-pode-chegar-a-46-com-abertura-do-grupo-a-diz-ccee/

Matérias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?