A expansão do mercado livre em 2023 será impulsionada pela geração solar, com 70% de participação

A expansão do mercado livre em 2023 será impulsionada pela geração solar, com 70% de participação

A energia solar fotovoltaica deverá dominar o mercado livre de energia nos próximos anos. De acordo com dados da Aneel consolidados pela Absolar, a tecnologia será responsável por 70% da oferta adicionada ao ambiente de contratação livre (ACL) em 2023. Esse cenário continuará entre 2024 e 2027, com a participação da energia solar variando de 58% a 85%. Em comparação, a fonte eólica terá uma participação máxima de 34% na expansão da oferta em 2025.

O diretor técnico e regulatório da Absolar, Carlos Dornellas, afirmou durante um evento que a energia solar é um veículo importante para o mercado livre de energia e que há uma expectativa positiva em relação a ela.

O ACL é um ambiente que permite que os consumidores negociem diretamente com geradores e comercializadores a contratação do fornecimento de eletricidade, obtendo condições mais vantajosas em comparação com o mercado cativo, onde o consumidor está ligado à concessionária de distribuição.

A Absolar projeta que a energia solar atingirá uma capacidade instalada de 18,9 GW na geração centralizada até 2026, com investimentos de R$ 90,2 bilhões, a geração de 570 mil empregos, arrecadação de R$ 29,3 bilhões aos cofres públicos e evitando mais de 45 milhões de toneladas de CO2.

Dornellas destaca que um dos desafios é resolver a questão da fila de acesso de projetos de geração solar ao sistema de transmissão, já que a capacidade de escoamento não tem acompanhado o crescimento da geração renovável. Atualmente, há mais de 120 GW de capacidade outorgada de projetos fotovoltaicos no país.

A Absolar defende a limpeza da fila e uma ocupação consciente da margem para a transmissão de energia, a fim de viabilizar o crescimento da energia solar no Brasil. A transmissão é essencial para levar essa energia aos consumidores.

Link Original: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/mercado-livre/geracao-solar-respondera-por-70-da-expansao-do-mercado-livre-em-2023

Matérias Relacionadas
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?