Notícias

29/01/2019

Bandeira tarifária continua verde em fevereiro



Segundo a Aneel, a estação chuvosa ainda está em andamento e o nível dos reservatórios das hidrelétricas deve melhorar.

A bandeira tarifária continuará verde em fevereiro, apesar do aumento do Preço de Liquidação das Diferenças e das chuvas abaixo da média em janeiro. A justificativa da Agência Nacional de Energia Elétrica para a manutenção do sinal para o consumidor é que “a estação chuvosa está em curso, propiciando elevação gradativa da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e melhora do nível dos reservatórios, com a consequente recuperação do risco hidrológico.”

A bandeira verde indica um cenário melhor em termos de custo de geração de energia, sem repasse adicional desse custo para a conta do consumidor. Na reunião mensal de janeiro, realizada no último dia 10, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avaliou que a probabilidade era de pouca chuva para as semanas seguintes, mas o abastecimento de energia  elétrica no Sistema Interligado estava garantido e não haveria necessidade de acionamento de usinas térmicas mais caras.

O consumo do Sistema Interligado Nacional tem, no entanto, batido recordes, e a previsão do Operador Nacional do Sistema Elétrico para fevereiro é de crescimento de 7% na carga do SIN, em razão do aumento das temperaturas.

Fonte: Canal Energia